English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ADRIANO DOS REIS GORDILHO


Nasceu em 1864, na Bahia. Diplomou-se em Medicina em 1885, pela Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus.
Foram seus colegas de turma  Alfredo Thomé de Britto,  Ignácio Monteiro de Almeida Gouveia, José Júlio Calazans, Júlio Soares de Pinho e Raphael Jacome Martins Baggi. O Primeiro, professor e Diretor da Faculdade; os demais, professores (2).
Iniciou a vida acadêmica em 1891, quando assumiu, na cadeira de Clínica Medica, o posto de professor assistente. Em 1911 passou a professor extraordinário efetivo de Anatomia Microscópica (Histologia), função que exerceu até 1925, quando foi posto em disponibilidade. Aposentou-se em 1934.
Realizou vários cursos de aperfeiçoamento na Europa, onde estudou Histologia com os melhores professores do Velho Mundo.
Deputado Estadual, Senador Estadual e Deputado Federal, revelou-se político  de grande honradez e lealdade.
Médico de elevado conceito, exerceu a clínica com extraordinário brilhantismo. Diz Eduardo de Sá Oliveira: “Adriano dos Reis Gordilho teve a maior parte da vida absorvida por vasta clientela, no exercício da qual revelou uma alma de médico e de apóstolo, pois não visava nunca outra coisa senão a cura dos inúmeros clientes. Como professor, igualmente, era um rigoroso cumpridor dos seus deveres, tratando embora cada aluno como amigo”.
Além de sua tese de doutoramento, intitulada “Formas Clínicas da uremia”, publicou vários discursos.
Faleceu em 1938.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1.       Sá Oliveira, Eduardo de – Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia, concernente ao ano de 1942 – Centro Editorial e Didático da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 1992.
2.       Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário