English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ANTÔNIO JESUINO DOS SANTOS NETTO



                                                                                       
                                                                               *


Filho de Antônio Jesuino dos Santos Júnior e Josephina Figueiredo dos Santos, nasceu em Salvador, no dia 18 de setembro de 1920.
Diplomou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 13 de dezembro de 1944.
Realizou incontáveis cursos de atualização e especialização, notadamente em Microcirurgia, Clínica Ginecológica, Anatomia do Abdome e da Pélvis, Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, Cirurgia Geral, Introdução à Didática do Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior, Psicopatologia Infantil, Hematologia Clínica, Radiologia Clínica, Socorros de Urgência, Gastroenterologia, Cirurgia das Vias Biliares, Doença Diverticular do Cólon, Angiografia, Cirurgia Torácica, Hemorragias Digestivas, Tecnologia do Centro Cirúrgico, Administração Hospitalar, Hipertensão Portal, Geriatria Clínica, Geriatria Básica, Diabetes Mellitus, Cirurgia do Esôfago, Cirurgia Gastrointestinal, Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas, Nutrição Enteral, Traumatismos Abdominais, Pancreatite Aguda e muito outros.
Participou de mais de duas centenas congressos e outros eventos médicos, de âmbito estadual, nacional ou internacional, nos quais participou como presidente, ou realizando conferências, ministrando cursos, debatendo temas, presidindo sessões, apresentando trabalhos científicos e compondo, ou coordenando,  mesas redondas, painéis e comissões.
É o Prof. Antônio Jesuíno dos Santos Netto, uma das maiores expressões da medicina, em nosso estado.
Exerceu intensa atividade no Instituto Nacional de Previdência Social, ocupando cargos relevantes: Chefe de Aperfeiçoamento das Equipes de Saúde e examinador do concurso de seleção de cirurgiões.
Sua colaboração na Santa de Misericórdia da Bahia, no Hospital Santa Izabel e na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi importante. No Hospital Santa Izabel, foi cirurgião, Chefe do Departamento de Cirurgia e Diretor Interino. Na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, foi Assistente de Propedêutica Cirúgica, Professor Titular de Clínica Cirúrgica e Coordenador do Internato Médico.
Na Escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, é Professor de Socorros de Urgência, do Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior, e de Engenharia e Segurança do Trabalho.
Pertence a várias Academias e instituições científicas, das quais é, em parte delas, Presidente Honorário, ou Membro Honorário.
É, há vários anos, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina, do qual recebeu o título de “Alto Mérito-Grande Honra ao Médico”, em reconhecimento pelo seu destacado valor cultural.
É membro emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do American College of Surgeons e da Academia de Medicina da Bahia.
Por tudo que fez, e ainda faz, pela sua impressionante trajetória de vida e trabalho, Antônio Jesuíno dos Santos Netto é considerado o grande “Orientador de Gerações” (2)

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     ABM Notícias, Ano XXXI, número 266, setembro e outubro de 2001.
2.     Anuário da Saúde, Bahia 2008- Pricewaterhousecoopers. Salvador, 2008
3.     A Tarde, edição de 15 de fevereiro de 1996. Salvador, Ba.
4.     Jornal do CREMEB, Ano VII, número 27, setembro de 1991.
5.     Jornal do CREMEB, janeiro e fevereiro de 2000.
6.     Luta Médica, Ano V, número 91, setembro e outubro de 2006.
7.     Pereira, Bernardo Fernando Viana- Homenagem ao Mestre Antônio Jesuíno dos Santos Nete (Discurso).
8.     Santos, Itazil Benício dos – Mérito Médico. A Tarde, edição de 15 de fevereiro de 1996.


HOMENAGENS


   O Hospital Santa Isabel e a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, a quem pertence, fizeram ontem umas das suas mais justas homenagens. Por ocasião do aniversário de 90 anos, do Dr. Antônio Jesuino dos Santos Netto, realizaram uma bonita solenidade na Capela do Hospital, um misto de ação de graças e discursos elogiosos, feitos à maneira acadêmica, o que aliás, condizeu bem, já que o homenageado foi um dos grandes acadêmicos da atualidade, com mais de oito mil alunos formados.

A solenidade foi conduzida por António Ivo de Almeida, Presidente da Academia de Letras e Artes do Salvador e Secretário Geral da Santa Casa. O Dr. Rodolfo dos Santos Teixeira, fez a apresentação do riquíssimo currículo do homenageado, com a sabedoria de professor e o carinho de amigo. O Padre Lázaro Muniz, conduziu a parte religiosa da solenidade.

José António Rodrigues Alves, Provedor da Santa Casa, fez a entrega do Diploma de Honra ao Mérito, ao Dr. Antônio Jesuíno. Sua esposa, D. Leda Jesuíno, que por sinal também fazia aniversário, recebeu um bouquet de flores das mãos da vice-provedora,  Lise Weckerle.
Por sua vez, o Dr. Eduardo Jesuíno, filho mais velho do homenageado, fez o discurso de agradecimento em nome da família, toda presente e entregou-lhe uma placa homenagem de sua área de atuação, a medicina do trabalho.

Não acabaram por aqui os discursos, já que no Salão Preto e Branco do hospital, o Acadêmico Edivaldo Boaventura, Presidente da Academia de Letras da Bahia e Diretor Geral do Jornal A Tarde, ainda usou da palavra para saudar também o homenageado.

Seguiram-se então os cumprimentos, pela multidão de amigos que lotavam completamente o enorme salão, enquanto era servido um coquetel à altura, seguido do ato de partir o (enorme) bolo.

Breve currículo
Aos sete anos de idade ele já sabia que queria ser médico. De lá para cá, aos 90 anos, Antônio Jesuino dos Santos Netto pode se orgulhar de uma longa carreira, marcada por números expressivos: 66 anos de medicina, 58 de trabalho no Hospital Santa Izabel, 54 como colaborador da Liga Bahiana Contra o Câncer – Hospital Aristides Maltez, 54 participando de atividades no IBIT – Fundação José Silveira, 41 como cirurgião da Previdência, 42 ensinando na Escola Bahiana de Medicina onde ajudou a formar 8.400 colegas, 30 anos dando aulas no curso de Educação Física na Universidade Católica e há 22 anos é docente em faculdades para a terceira idade.

Perfeitamente disposto e com uma vitalidade invejável, Dr. Jesuino se confessa satisfeito em ter cumprido seu sonho de trilhar o mesmo caminho do tio, o médico Humberto Jesuino. “Ele foi o primeiro da família e, depois de mim, mais dez familiares seguiram a carreira, um sonho passado por quatro gerações”. Contente com a homenagem, ele diz que é hora de agradecer a todos que o ajudaram a construir uma carreira tão bem-sucedida. “Minha eterna gratidão a mestres como Dr. Eduardo de Sá Oliveira, catedrático em Clínica Cirúrgica e aos cirurgiões Zacharias Pithon, Eduardo Cerqueira, Elziro de Borja Macêdo, César de Sá e Vinício Boaventura”, lembra ele.

“Não é difícil falar sobre Antônio Jesuino. Cirurgião e médico da melhor estirpe. Eu olho e vejo, bem distante, a figura de um jovem cirurgião que já inspirava confiança, respeito e cuidado com os doentes. Ele tem uma importância muito grande, porque gerações de cirurgiões passaram pelos ensinamentos dele. Um homem que formou pessoas. Um inspirador para muitas gerações.”  Disse o Dr. Rodolfo dos Santos Teixeira, em uma homenagem anterior.

                                                                                           *




2 comentários:

  1. morreu o pai de meu amigo paulo andré jesuíno dos santos. sinto com ele sua dor e seu orgulho pelo pai que teve. descanse.

    ResponderExcluir
  2. O Dr.Antonio Jesuino dos Santos Netto, excelente Cirurgião, me operou de Apendicite no Hosp.Português, no dia 18 de setembro de 1951. Tenho um grande respeito, e uma dívida de gratidão para com esse médico, pai de um outro médico conhecido, Dr.Eduardo Jesuíno, a quem conheci quando o mesmo trabalhou na Clinica São Marcos, no bairro da Graça.

    ResponderExcluir