English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CELSO LUIZ SANTIAGO FIGUEIROA (CELSO FIGUEIROA)

CELSO LUIZ SANTIAGO FIGUEIROA
(CELSO FIGUEIROA)




*

Graduado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1960.
Doutor em Medicina, pela mesma faculdade, em 1964, quando defendeu tese sobre “Síndrome Pós-flebítica dos Membros Inferiores”.
Livre-docente, em 1972, com a tese “Angeíte e Hansenia”.
Grande estudioso das flebopatias.
Participação em inúmeros cursos, mesas redondas, jornadas, simpósios e congressos regionais, nacionais e internacionais. Em muitos deles, contribuiu como organizador, orientador, coordenador, moderador, relator, debatedor, conferencista, ou presidente.
Autor de robusta produção científica, na área de sua especialidade.
Colaborador da Revista Pan-americana de Flebologia y Linfologia, da Revista Brasileira de Flebologia e Linfologia e da Revista Espanhola de Flebologia y Linfologia.
Membro da Comissão Editorial da Revista de Cirurgia Vascular, do Comitê Científico da Revista Pan-americana de Flebologia y Linfologia, do Colégio Mundial de Doenças Vasculares e editor-chefe da Revista Brasileira de Flebologia e Linfologia.
Autor de capítulos de livros, publicados no Brasil, na Espanha e na Argentina.
Portador de vários títulos e honrarias: medalha de bronze, da Academia Brasileira de Medicina Militar; medalha comemorativa do sesquicentenário da Associação Médica Militar; medalha do centenário de Santos Dumont, conferida pela Academia Brasileira de Medicina Militar; medalha Dr. Bustamonte Sá, do Hospital Central do Exército; medalha do International College of Surgery; medalha comemorativa do 80º aniversário do Professor Romero Marques; distinção ângio-cirúrgica Aurélio Pinto Ribeiro e Ordem do Mérito, da Sociedade Brasileira de Angiologia, no grau de Grão Mestre.
Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (1973) e Consultor do Conselho Nacional de Pesquisas.
Pertenceu a várias instituições científicas: Sociedade Argentina de Flebololgia, Sociedade Internacional de Flebologia e Linfologia, Sociedade Brasileira Para o Desenvolvimento das Pesquisas Experimentais em Cirurgia, International College of Surgeons, International Cardiovascular Society e Union Internacionale d’Angiologie.
Ex-Diretor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1985-1993) e Professor titular de Fundamentos de Cirurgia, da mesma escola.
No curso da  vida acadêmica, formou grande número de alunos, estagiários e médico-residentes, os quais  estão congregados em uma associação de  ex-alunos,  e  se reúnem periodicamente, em Salvador e outras cidades baianas.
Por ironia do destino, faleceu em 3 de agosto de 2007, em conseqüência de ruptura de aneurisma, localizado na aorta abdominal.
O triste acontecimento ocorreu quando o Prof. Luiz Celso Luiz Santiago Figueiroa exercia sua atividade profissional  no Hospital Santa Izabel, do qual foi chefe do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, durante mais de trinta anos.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Celso Luiz Santiago Figueiroa – Disponível em http:// www.lava. Méd.br /
Imortais/Prof_Dr_Celso_Figueiroa.htm. Acesso em 24 de janeiro de 2009.

FUNDAÇÃO BAHIANA PARA DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS
COORDENADORIA GERAL

4 comentários:

  1. Graças a Deus, tive a oportunidade de ser paciente desse extraordinário profissional, nos anos 70. Creio que esteja faltando informações sobre local e data de tão maravilhosa pessoa.

    de nascimento.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: Local e data de nascimento.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo: Local e data de nascimento.

    ResponderExcluir
  4. Fui aluno do Professor Celso Figueroa. Depois de formado, fomos amigos por toda a vida.

    ResponderExcluir