English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CINCINATO PINTO DA SILVA

CINCINATO PINTO DA SILVA
COMENDA DA ORDEM DA ROSA
 
Nasceu na cidade de Cachoeira, Bahia, em 1835.
Foi diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1857, quando defendeu tese sobre “Indicações que exigem a Operação Cesariana”.
Formam seus colegas de turma:  Augusto Gonçalves Martins, Brálio Xavier da Silva Pereira, Jozé Luiz de Almeida Couto e Pedro Ribeiro de Araújo. Augusto Gonçalves Martins foi professor catedrático de Anatomia Descritiva, da Faculdade. Bráulio Xavier foi Secretário do Interior, Justiça e Instrução Pública da Bahia (1881) Jozé Luiz de Almeida Couto foi professor catedrático de Clínica Médica, Presidente das Províncias de São Paulo e da Bahia e memorialista de 1889.Pedro Ribeiro de Araujo foi professor catedrático de Botânica e Zoologia, participou, como médico, da Guerra do Paraguai e foi o memorialista de 1875 (2).
Cincinato Pinto da Silva foi Secretário da Faculdade de Medicina da Bahia. Abolicionista convicto e atuante, foi, ainda estudante,  um dos fundadores da Sociedade Libertadora Dois de Julho.
Serviu no Corpo de Saúde da Armada e foi Presidente das Províncias de Sergipe, Alagoas e Maranhão.
Recebeu vários títulos e homenagens, inclusive a comenda da Ordem da Rosa.
Homem de vasta cultura, publicou  entre outras obras, “Convalescença”, “Responsabilidade Médica”, “Os homens de Cera”, “Vide do peta Luis José Junqueira Freire”, etc.
Foi, no seu tempo, uma das figuras mais proeminentes da política brasileira e seu nome permanece enaltecido nas províncias em que exerceu sua profícua atividade administrativa.
A data do seu falecimento não está bem esclarecida (1).

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.       Nogueira Brito, Antônio Carlos - Cincinato Pinto da Silva. Disponível em    http://www;medicina.ufba.br/historia_med/hist_med_art07.
htm. Acesso em 9 de dezembro de 2009.
2.            Tavares-Neto, José – Formados   de 1812 a 2008  pela  Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana, 2008.


*

Um comentário: