English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ALÍCIO PELTIER DE QUEIROZ

ALÍCIO PELTIER DE QUEIROZ


                                                                            
                                                     http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1362&bih=572&q=bahia+colonial&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=



Nasceu em Valença, Bahia, em 29 de julho de 1906. Após os estudos preliminares, transferiu-se para Salvador.,  onde ingresou na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1922, sendo diplomado em 1927, turma da qual
fizeram parte  nomes da mais alta relevância da medicina baiana: Antônio Simões da Silva Freitas, Augusto Públio Pereira, Carlos Rodrigues Moraes, Eládio Lasserre, Hosannah de Oliveira, Jorge Valente, José Eugênio Mendes de Figueiredo, José Silveira, Luiz Rogério de Souza e Raymundo Nonato de Almeida Gouveia e Thales de Azevedo.
Mestre de inúmeras gerações, foi professor catedrático de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Bahia e, durante vinte anos, integrou o corpo clínico do Hospital Português.
Ginecologista de rara competência, conservou, por muitos decênios, invejável clientela.
Hugo Adão de Bittencourt Carvalho, amigo e admirador, comenta: “Com a invejável idade de 95 anos deixara de fumar seus charutos. Recomendações médicas. Justo ele, médico e catedrático, por anos a fio, da Faculdade de Medicina da Bahia, fora privado do prazer que o acompanhara por mais de setenta anos. Por vinte, fora eu o medianeiro de seus charutos. Ao telefone, religosa-mensalmente, falava comigo tratando-me por Hugo Adão. Sempre brincava com meu nome de batismo e, de forma invariável, se declarava – palavras suas – um fã dos meus escritos.
O cliente perfeito, com o passar do tempo, se transformara no amigo mais que perfeito. Não satisfeito em adquirir charutos para seu consumo pessoal, volta e meia, me encomendava uns “baratinhos” segundo ele, para presentear o capataz de sua fazenda”(2).
Apesar da idade avançada, manteve-se lúcido até o final da vida. Um dia, quando menos se esperava, a morte o levou. Hugo Carvalho, cheio de saudades, relata: “Numa noite soteropolitana de junho de 2003, aos 96 anos, dormiu. E dormindo teve o descanso dos justos. Partiu sem dizer adeus. Levou para outras paragens um exemplo de vida longa, profícua e frutífera”(Ibidem).
Vindo de Itabuna, onde angariou grandes amizades e inegável conceito, prestou memorável concurso na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus e conquistou a cátedra de Ginecologia.
Alguns professores da Faculdade foram figuras notáveis, verdadeiros sóis cuja luz nunca se apagou mas não deixaram discípulos, nem “escola”, isto é, seguidores, continuadores da sua experiência e dos seus ensinamentos. Alicio Peltier de Queiroz, pelo contrário, fez discípulos.  Aglutinou, em torno da sua pessoa, um grupo de ex-alunos que até hoje continuam seu trabalho.
São exemplos: Hugo da Silva Maia, Adelmo Botto Maurício de Barros, João da Costa Filho, Jair Francisco Burgos, Maria de Lourdes Burgos e muitos outros.
Alicio Peltier de Queiroz publicou inúmeros trabalhos, dentre os quais destacamos:
·                      Revisão de 540 casos de Prolapso Genital (Arquivos da Universidade da Bahia, Faculdade de Medicina, Vol. 1, 1946).
·                      A Frigidez Sexual Feminina. Salvador, 1961.
·                      Biografia de Corbiniano Alves de Souza Freire. Itabuna, s/d.

Faleceu em Salvador, em junho de 2003.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1- Carvalho, Hugo Adão de Bittencourt – Alicio Peltier de Queiroz -  Disponível  em http://www.hportugues.com.br/noticias/outras_edicoes /Folder.2003-03- 08.3751/DocImageBig.2003-07-01.0858.  Acesso  em 01 de novembro de 2008.
2- Leite, Geraldo- Reminiscências. Imprensa Universitária. Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário