English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ÁLVARO CAMPOS DE CADRVALHO

ÁLVARO CAMPOS DE CARVALHO




Nasceu em Salvador, Bahia, no dia 22 de julho de 1891. Colou grau, pela Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, no dia 27 de dezembro de 1913.
Foram seus colegas de turma: Alfredo Couto Brito, Álvaro Campos de Carvalho, Álvaro Pontes Bahia, Antônio Arthur Pereira França, Antônio Joaquim Lopes, João Cezário de Andrade e Odilon Machado de Araújo. Odilon Machado foi Secretário de Saúde, em 1981. Os demais, foram professores da Faculdade (3).
Quando estudante de medicina, foi Interno de Clínica Psiquiátrica e Moléstias Nervosas e representou a Faculdade de Medicina da Bahia, durante o 8º Congresso Internacional de Estudantes, realizado na cidade de Ithaca, nos Estados Unidos.
Em 1914, conquistou, por concurso, a Docência Livre de Física Médica. De 1915 a 1923 foi professor da mesma disciplina, quando regeu a cadeira, interinamente. Passou a professor catedrático, também por concurso, em 1925 e nessa condição permaneceu até 1943, quando faleceu.
Integrou a Comissão Rockfeller, nos anos de 1924 e 1925.

Disse Sá Oliveira: “Orador fluente, espírito brilhante, professor cumpridor de deveres, conferencista admirável, clínico primoroso, bem o foi o Dr. Álvaro de Carvalho, que, de quando em quando, ainda escrevia artigos para a nossa imprensa diária” (2).
Lipe Goldstein, acrescenta: “Como professor foi educador de escol e soube transmitir, como poucos, os extensos conhecimentos que adquiria permanentemente no estudo dos compêndios e da literatura especializada. Destacou-se, tanto nas aulas práticas quanto nas teóricas, pela facilidade de expor e demonstrar, com notável didática, objetividade e clareza” (1).
São dignos de destaque os seguintes trabalhos, de sua autoria:
·                    O sangue nas moléstias nervosas (Tese inaugural. Bahia, 1913).
·                    Da ação polar e interpolar das correntes contínuas. Bahia, 1914
·                    Relatório apresentado ao Exmo. Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia pelos representantes desta ao 8º Congresso Internacional de Estudantes realizado em Ithaca, Estados Unidos da América do Norte. (Jornal de Notícias de 3 de janeiro de 1914).
·                    Da resistência elétrica. Trabalho para Docência Livre. Bahia, 1914.
·                    Um caso de mielite cancerosa. Brasil Médico, 1914.
·                    Laudo de perícia médica no caso do menor Fr. Vidal Pombo, atropelado por um bonde. Gazeta Médica da Bahia, 1916-1917.
·                    Aspecto atual da clínica na Bahia. Gazeta Médica, 1916-1917.
·                    A propósito da catafrenia e demência precoce. Brasil Médico, 1920.
·                    Correspondência da Bahia. Brasil Médico, 1920.
·                    A Bahia e a intervenção federal. Gazeta Médica da Bahia, 1920.
·                    Sobre alguns casos de soluço epidêmico. Brasil Médico, 1921.
·                    Sobre a epidemiologia da febre amarela. Brasil Médico, 1922.
·                    Biologia Geral e Biologia Humana. Trabalho apresentado ao Congresso Internacional de Biologia- Montevidéu. Gazeta Médica da Bahia, 1930.
·                    História e Histórias da Medicina. Gazeta Médica da Bahia,1933.
·                    Biologia Geral e Biologia Humana.  Lábaro, 1939.
·                    Discursos, orações, lições inaugurais, conferências, etc.

Faleceu em 1943.



FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1- Goldstein, Lipe – Discurso de Posse. ANAIS DA ACADEMIA DE MEDICINA DA BAHIA.  Volume12 julho de 2003. Press Color Gráficos Especializados Ltda. Bahia, 2003.
2- Sá Oliveira, Eduardo de – Memória Histórica da Faculdade de Medicina   da Bahia, concernente ao ano de 1942. Centro Editorial e Didático. Universidade Federal da Bahia. Bahia, 1992.
3- Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário