English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ALFREDO LEAHY RAMALHO

ALFREDO LEAHY RAMALHO


Nasceu na cidade de Penedo, Alagoas, em 28 de fevereiro de 1925.
Em 1945, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, pela qual foi diplomado em Medicina em 14 de dezembro de 1950, tendo como colegas de turma Arudy Penna Costa , Carlos José de Souza Alves, Geilza Cravo Batinga, Jorge Fernando Pereira Studart, José dos Santos Pereira Filho, Maria de Lourdes Rocha Santos Burgos, Vital Ferreira de Vital Sarmento (Professores da Universidade Federal da Bahia), Geraldo Rocha (aluno laureado com o Prêmio Prof. Manoel Vitorino Pereira, por ter obtido a maior média global nas disciplinas e atividades durante o curso), Jobir da Silva Brasileiro (Diretor do Hospital Couto Maia), Geraldo Leite ( Reitor e fundador da Universidade Estadual de Feira de Santana, Professor e Dirtor da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública) e Zilton de Araújo Andrade (Professor Emérito da UFBa  e pesquisador de renome internacional).
“Alfredo Leahy Ramalho foi um dos mais ativos membros da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, com destacada atuação desde o primeiro ano da fundação. Foi meu assistente na cadeira de Propedêutica e Clínica Cirúrgica, substituindo-me em virtude de minha aposentadoria, vindo a ser também, chefe do Departamento de Cirurgia” ( Jesuino Netto, obra citada).
Foi diretor do Hospital Santa Izabel, da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, no qual ocupou vários cargos e dirigiu diversos Serviços, inclusive o de diretor e fundador do Instituto do Coração da Bahia. Na referida instituição foi um dos pioneiros da operações com circulação extra-corpória em nosso estado.
Profissional de grande destaque na sociedade baiana, mereceu o carinho e o reconhecimento de seus alunos e colegas, sendo homenageado por várias turmas de formandos e por eles consagrado com a colocação de placa de louvor em uma das salas de aulas da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.
Faleceu em 2001, aos 76 anos de idade.

FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Santos Netto, Antônio Jesuino dos – Alfredo Leahy Ramalho, Uma Grande Perda .ABM NOTÌCIAS, Ano XXXI, no 265,  setembro-outubro. Salvador, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário