ALFREDO MARTINS DA SILVA
Pai de Oscar Pirajá Martins (vide Índice).
Nasceu em 31 de dezembro de 1854, em Camamu.
Realizou os estudos preparatórios no Ginásio Bahiano e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1972. Nela permaneceu até 1974, quando foi para o Rio de Janeiro onde concluiu o curso médico, no ano de 1977.
Em 1878, voltou à terra natal.
Foi eleito deputado provincial (1881) e reeleito para a legislatura seguinte.
Concluído o segundo mandato de deputado, dedicou-se inteiramente à sua profissão e à sua terra natal.
Apoiou o Regime Republicano e foi eleito presidente do Conselho Municipal, quando prestou relevantes serviços ao município.
Em 1884, foi inaugurada, por uma empresa britânica, a Fabrica Maraú. Os operários, em sua maioria ingleses de nascimento, não aceitavam outro médico a não ser o Dr. Alfredo Martins da Silva.
Assim, premido pelas circunstâncias, estudou a língua inglesa a fim de cuidar de seus clientes.
Estudou com afinco vários vegetais da flora nacional, e deles extraiu diversos produtos medicinais, inclusive o “Elixir de Alcatarão” e as “Pílulas Antibiliosas”, ambos autorizados pela Inspetoria Geral de Higiene, em 1892.
Os últimos anos de vida foram dedicados a construção de um hospital.
Faleceu em 19 de fevereiro de 1894, sem ver seu sonho realizado.
“Deixou enorme lacuna na medicina, ciência e política brasileira. Foi sepultado na Igreja Matriz de Camamu, construída em 1802, sendo posteriormente homenageado pelo poder público que atribuiu seu nome à principal praça da cidade” (Falconi, obra citada).
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
Falconi, Rodrigo Rossi – Dr.Oscar Pirajá Martins. Disponível em http://ww w.sbhm.org.br/index.asp?p=medicos_view&codigo=181. Acesso em 18 de novembro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário