AMÂNCIO JOÃO CARDOSO DE ANDRADE
Pórtico da Faculdade de Medicina da Bahia, criada por D. João VI, em 18 de Fevereiro de 1808 ( A primeira do Brasil) * |
Nasceu em Salvador, no ano de 1848.
Em 1870, colou grau em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia.
Foram seus colegas de turma: Antônio Pedro da Silva Castro, Archimínio José Correia, Arthur Cezar Rios, Augusto José de Lemos Júnior, Carlos Ludwico Drognat Landré, Francisco Lino Soares de Andrade, Geraldo Francisco da Cunha, Isidoro Antônio Neri, João Christovão da Matta Bacelar, João Florêncio Gomes, João Teles de Menezes, José Theodósio de Souza Dantas, Satyro de Oliveira Dias e Virgílio Pires de Carvalho Albuquerque. João Florêncio Gomes tornou-se famoso educador, celebrado em toda a Bahia. Arthur Cézar Rios exerceu cargos importantes, além de ser Senador pela Bahia e Presidente da Câmara dos Deputados. Satyro de Oliveira Dias, lutou na Guerra do Paraguai e foi Presidente da Província do Ceará. Os demais, serviram no Corpo de Saúde do Exército, durante a Campanha do Paraguai (2).
Em 1882, foi Preparador de Botânica e Zoologia Médicas.
Em 1888, após brilhante concurso, passou a lente da mesma cadeira.
Disse Sá Menezes, obra citada: “Caráter de firmeza adamantina, e dotado dos sentimentos da mais rara e acrisolada nobreza, se serviu de todas as aplicações da microscopia para o ensino e o estudo das ciências naturais”
De sua bibliografia, constam duas teses:
· Qual a nevrologia da língua? Qual a função de cada nervo? Serão todos solidários? (Tese inaugural. Bahia, 1870).
· O movimento de locomoção no reino vegetal (Tese de concurso. Bahia, 1888).
Faleceu em 1892.
FONTE BIBLIOGRÁFICA:
1. Sá Oliveira, Eduardo de – Memória da Faculdade de Medicina da Bahia (Concernente ao ano de 1942), Centro Editorial e Didático. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 1992.
2. Tavares-Neto, José – Formados de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário