English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ANÍBAL SILVANY FILHO

ANIBAL MUNIZ SILVANY FILHO
 


*
Nasceu em Salvador, no dia 11 de dezembro de 1924. Pertenceu a uma família de médicos, em que se destacou o seu pai, clínico querido pela população soteropolitana.
Em 1941, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, após completar os estudos preparatórios.
Como estudante de medicina, foi Interno do Serviço de Cirurgia do Prof. Eduardo de Sá Oliveira, no Hospital Santa Izabel, onde recebeu o influxo de César Sá e daquele que seria o notável Professor de várias gerações, Antônio Jesuíno dos Santos Netto. A partir do quinto ano do curso médico, sob os auspícios do Prof. José Coelho dos Santos, voltou suas vistas para a Anatomia Patológica e a Oncologia.
Colou grau no ano de 1948, depois de criar, ao lado de Aristides Maltez, Luiz Carlos de Oliveira Neves, Alexinaldo Portela e outros dedicados pioneiros, a Liga Baiana Contra o Câncer. Dessa liga resultou a construção e o funcionamento Hospital Aristides Maltez, centro de referência da cancerologia nacional.
Após passagem pela Fundação Gonçalo Moniz, foi para os Estados Unidos, onde realizou estágio na Clínica Mayo (Rockfeller Foundion) e a partir daí empolgou-se - além da anatomopatologia, da histologia, da embriologia e da citologia – pela fisiopatologia da morte. Tornou-se um constante freqüentador de autópsias (às vezes como espectador estudioso, às vezes como ajudante, às vezes como prospector).
Regressando dos Estados Unidos, pleiteou a Livre Docência de Anatomia Patológica. Submeteu-se ao concurso e foi aprovado com louvor. Nomeado Professor assistente, passou a trabalhar com o catedrático, Prof. Coelho dos Santos.
Em seguida, passou a dirigir o Serviço de Patologia do Hospital das Clínicas da Universidade da Bahia, ao tempo em que exercia a mesma atividade no Hospital Aristides Maltez e na Fundação Gonçalo Moniz.
Pouco depois, candidatou-se a Professor catedrático de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia. Iniciado o concurso, após brilhantes provas, o pleito, para surpresa geral,  foi suspenso.
Reiniciado o concurso, fiel aos seus princípios, Aníbal Silvany recusou-se a concorrer.  Perdeu, assim, a Faculdade de Medicina da UFBa., um excelente professor.
Aníbal Silvany ingressou na clínica particular, inaugurando, com o colega  Jorge Pereira Studart, um laboratório de anatomia patológica.
Em 1958 foi nomeado Professor titular de Histologia e Embriologia da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, à qual emprestou o brilho do seu talento, por vários anos.
Convidado pelo Prof. Estácio de Lima, foi designado médico-legista do Instituto Nina Rodrigues onde, “notabilizou-se pelas excelentes demonstrações periciais nos locais e nos corpos de vítimas de morte violenta, proferindo, durante muitos anos, extraordinárias aulas práticas de Perinecroscopia, Anatomia e Macropatologia e suas correlações com a medicina forense” ( 1).
Os estudantes cobriram-no de homenagens, o mesmo ocorrendo com seus colegas de magistério.
Faleceu em 23 de fevereiro de 2006.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

1.             Lima, Lamartine. A TARDE, edição de 1º de março de 2006. Salvador, Bahia.
2.             CREMEB, Jornal do – Dignidade de Homem Bom. Edição de
Maio/junho de 2006. Salvador, Bahia.
3.             Aníbal Silvany Filho. Disponível em http://www.hportugues.com.br/no
4.             ticias/outras_eicoes/profissionais/docimagebig.2005-12-13,324750262
5- Acesso em 7 de janeiro de 2009.

                       

2 comentários:

  1. Há alguma informação sobre o dr. Aníbal Silvany, o pai?

    ResponderExcluir
  2. Há alguma informação sobre o dr. Aníbal Silvany, o pai?

    ResponderExcluir